quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Considerações finais do projeto Olha a Bicharada!

Muitas atividades, criatividade, fantasia, imaginação, observações e entusiasmo fizeram parte das atividades do "Olha a Bicharada: explorando o conhecimento na educação infantil através da fantasia, imaginação e afetividade". Aprendemos muito brincando, observando e interagindo com o meio, com os colegas, com a escola e com a família e o resultado disto encontram-se nos relatos abaixo, confira:











quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Aulas divertidas com o professor Tiago

Esta foi uma tarde maravilhosa com o professor Tiago, adoramos todas as atividades, principalmente a brincadeira de passar a bola. Percebemos que é importante confiar nos colegas, ter companheirismo, paciência e saber esperar a sua vez. 

 Muitas brincadeiras e atividades divertidas!






"Aprender é descobrir aquilo que já sabemos. Fazer é demonstrar que você sabe disso. Ensinar é lembrar aos outros que eles sabem tão bem quanto você. Vocês são todos aprendizes, fazedores e professores." (Richard Bach)

Fazendo delícias com o M1!

     A turma do maternal 1 da professora Jocasta está descobrindo os bons hábitos alimentares e está participando da 1ª Semana de Alimentação Saudável da EMEI Paulistinha. Nesta semana, a galerinha confeccionou um gráfico das frutas favoritas. 
      No momento da culinária fizeram pães integrais. 
      Já no turno da tarde, com o professor Tiago fizeram sanduíches com os pães integrais. 
       Uma alimentação saudável e muito divertida!!






segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Alguns momentos do Maternal 2

Momento de organizar a horta da escola...
Todos empenhados para plantar as verduras...

No mês de julho, recebemos a visita da vó da professora Talia, que veio nos contar como era no seu tempo de criança os brinquedos e brincadeiras.

Passeando nos arredores da escola, promovendo
 o Projeto da Semana do Meio Ambiente.

Almoço com os pais na escola!

As mamães vieram prestigiar o nosso cardápio, experimentando a alimentação oferecida na escola aos seus filhos...



Aguardem as receitas!

Na próxima postagem!! As receitas da 1ª  Semana da Alimentação Saudável da Escola.

1ª Semana da Alimentação Saudável da EMEI Paulistinha


O desenvolvimento de hábitos alimentares saudáveis deve começar na primeira infância, e a cumplicidade entre escola e família é fundamental nesse processo.
Projeto: MULTIPLICADORES DA VIDA EMEI PAULISTINHA
Professora Responsável: DEIZI DREY
Segunda-Feira (manhã, organizar as crianças na sala do Jardim A para dar início as atividades).
Conversa com as crianças sobre a importância de uma alimentação saudável, na escola e em casa.
Terça-feira (manhã)
Culinária M1, panquecas coloridas com suco de limão.

Quarta-Feira(manhã)
Culinária M2, bolo com casca de banana com suco de limão e couve.

Quinta-feira(manhã)
Culinária M3, carne de soja com suco de limão e beterraba.

Sexta-feira(manhã)
Culinária JA, negrinho de feijão com suco de limão e cenoura.


Esta semana tem como objetivo conscientizar a comunidade escolar a ter uma alimentação saudável, assim como utilizarem diferente ingredientes na preparação dos alimentos.

·        As receitas serão experimentas por todas as crianças da escola.

Culinária: Bife de Soja



         A escola é um espaço ideal para o desenvolvimento de ações voltadas à promoção da alimentação saudável.  O desenvolvimento de receitas saudáveis com esses alimentos deve ser estimulado, reduzindo-se as quantidades de gordura, açúcar e sal nessas preparações.




.




 





Culinária:Pão Integral

Ter uma alimentação saudável é imprescindível para uma boa saúde









Culinária: Negrinho de Feijão













sábado, 24 de agosto de 2013

Exposição na Prefeitura Municipal de Campo Bom!



                Trabalhar Educação Fiscal é coisa séria sim, e deve ser estimulada desde a infância. Na EMEI Paulistinha este assunto é trabalhado todos os anos e a cada ano criamos novas situações, para que este assunto possa ser trabalhado com entusiasmo por nossos pequenos.
                A Educação Fiscal, stricto sensu,
[...] deve ser compreendida como a abordagem didático-pedagógica capaz de interpretar as vertentes financeiras da arrecadação e dos gastos públicos de modo a estimular o contribuinte a garantir a arrecadação e o acompanhamento de aplicação dos recursos arrecadados em benefício da sociedade, com justiça, transparência, honestidade e eficiência, minimizando o conflito de relação entre o cidadão contribuinte e o Estado arrecadador. (PNEF, 2008 p. 2).
         Nesse sentido, este ano tivemos a 1ª Semana da Educação Fiscal da EMEI Paulistinha. Foi uma semana especial, onde desenvolvemos atividades voltadas à Educação Fiscal e dentre estas tivemos a Confecção de Maquetes dos Patrimônios Públicos de nossa cidade, uma maneira de mostrar à nossas crianças e comunidade escolar que é através da arrecadação de impostos que nossos gestores conseguem construir uma cidade melhor, com patrimônios lindos e que podem ser utilizados por todos nós.  O desenvolvimento destes trabalho alinha-se aos projetos pedagógico da escola, objetivando o bem-estar social como resultado da consciência cidadã e da construção de conhecimentos específicos sobre os direitos e deveres do cidadão.
           Desta forma, possibilita-se que o educando e seus familiares passem a perceber com maior nitidez o caráter público das ações educativas, as fontes de financiamento da educação e a forma como os recursos do nosso município são geridos.
           Confira abaixo as fotos da nossa exposição sobre Educação Fiscal na Prefeitura Municipal de Campo Bom e abaixo alguns dos patrimônios de nossa cidade retratados nas maquetes:











"EMEI Paulistinha mostrando a todos suas lições de cidadania".



quarta-feira, 14 de agosto de 2013

No projeto Olha a Bicharada tem atividade matemática!

Dentre as intervenções realizadas durante nossas atividades, trabalhamos, nos momentos de culinária, os mais diversos conteúdos matemáticos que ali apareciam, considerando o nível de desenvolvimento das crianças, possibilitando experiências concretas em que as mesmas pudessem observar, manipular e interagir. Este trabalho foi de grande significado para os pequenos que aprenderam matemática de forma lúdica. Estas atividades foram realizadas em todas as receitas produzidas no "Olha a Bicharada: Explorando o conhecimento na educação infantil através da fantasia, imaginação e afetividade".