sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Maternal 3 no mundo da Lua

A turma do maternal 3 da prof. Vitória Wingert,  está trabalhando o  projeto “Maternal 3 no mundo da Lua.”, onde podem explorar alguns aspectos, tanto relacionados ao nosso sistema solar e a via láctea e demais aspectos relacionados ao Universo. A criança na faixa etária dos quatro anos, já começa a compreender melhor o mundo que a cerca, prestando bastante atenção e buscando se inserir no mundo adulto, uma vez que vai adquirindo mais conhecimento do seu meio social através da participação. Por isso nesta fase é importante que os alunos percebam que existem coisas muito maiores fora de sua comunidade, entendendo que moramos no planeta Terra, mas que também existem outros planetas também importantes e mais fatores essenciais para a vida na Terra, como a luz solar e lunar.

Uma das atividades realizadas foi sobre o dia e noite, onde os alunos puderam vivenciar o nosso planeta girando em torno de si mesmo, a parte terrestre que está virada para o Sol recebendo seus raios, está com o dia, e no outro lado do globo é noite.













Outra atividade desenvolvida, foi sobre números e quantidades, onde os alunos deveriam colocar a quantidade de elementos no número correspondente.

Em outra atividade realizada os alunos tiveram de desenhar a quantidade de elementos solicitados.











“A organização do comportamento, com a criação de um determinado contexto, que prepara o homem para a percepção ou atividade. Se não fosse pela função do contexto, o homem não seria capaz de perceber em ordem alguma os estímulos provindos do meio ambiente, ou de distinguir os mais importantes entre eles; não seria capaz de perceber em ordem alguma estímulos provindos do meio ambiente, ou de distinguir os mais importantes entre eles; não seria capaz de organizar suas reações num sistema correspondente, discernindo as ações mais importantes;”
VYGOTSKY- A história do comportamento, do macaco primitivo a criança. Porto Alegre, 1996