sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

A Festa já começou no M3!

Diversão e alegria na Festa de Carnaval com as professoras Vitória e Talia na turma do M3









“Educar é crescer. E crescer é viver. Educação, é assim, vida no sentido mais autêntico da palavra”.
Anísio Teixeira

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Reunião Plano de Ação e Metas!

Na última terça-feira reuniram-se direção, professores e funcionários da EMEI Paulistinha para a reunião de formulação do Plano de Ação e Metas da EMEI Paulistinha. Começamos a reunião com uma técnica da Caça ao Tesouro - Oferta da Formiguinha, que foi muito divertida e descontraída, confira nas fotos:





Após começamos a construção do nosso Plano de Ação, que é o planejamento de todas as ações necessárias para atingir um resultado desejado. É um momento importante para a escola pensar sobre a sua missão, identificando e relacionando as atividades prioritárias para o ano em exercício, tendo em vista os resultados esperados.

Em relação ao plano de ação e metas da EMEI Paulistinha a prioridade está centralizada em ações que garantam a melhoria da qualidade de vida dos alunos e de todas as pessoas que nos cercam.  Um bom Plano de Ação deve deixar claro tudo o que deverá ser feito, como e quando, para o cumprimento de seus objetivos e metas. A reunião foi muito produtiva!! Em breve teremos nova reunião para discutir os responsáveis e planejar os Projetos Institucionais da escola!!

Música - momento que encanta!

           A criança que vive em contato com a música aprende a conviver melhor com outras crianças, estabelecendo uma comunicação mais harmoniosa. Nesta idade a música as encanta, dá-lhes segurança emocional, confiança, porque sentem-se compreendidas ao compartilhar canções, e inseridas num clima de ajuda, colaboração e respeito mútuo.
          Nesta tarde com uma chuvinha fina de fundo, os pequenos da professora Vitória chamaram atenção de quem passou pelos corredores da escola. Ao som da flauta tocada pela professora eles cantaram e espalharam boas vibrações para aqueles que escutavam. 
        Parabéns professora Vitória incentivar e proporcionar estes momentos de tranquilidade e alegria aos pequenos é muito bom. 


terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Semana de adaptação: Massinha Caseira


As professoras Jocasta e Vitória proporcionaram uma atividade lúdica e divertida para as turmas do Maternal 1 e Maternal 3. 

Confecção da massinha! 

Receita da massinha caseira
 *4 xícaras de farinha de trigo
* 1 xícara de sal
* 1 colher de sopa de óleo
*Anilina



quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Dia da Meleca!!

Dia da MELECA....



            Sendo a  Educação Infantil um ambiente adequado para a criança desenvolver as emoções, as sensações, a coordenação motora, a criatividade, agilidade, ritmo, percepção espacial e desenvolver suas imaginações, percebemos que a arte tem um papel fundamental na formação do conhecimento. Ao valorizar a arte na escola, o professor leva seus pequenos a se encantar pelas sensações. Nesse sentido, durante as atividades de adaptação promovemos  o “Dia da Meleca”, que foi muito divertido, confira nas fotos:





Segundo Barbosa (1991, p.28) “a arte deve ser uma fonte de alegria e prazer para a criança permitindo que elas organizem seus pensamentos e sentimentos presentes em suas atividades criadoras”. 


 A arte tem importante influência sobre o desenvolvimento da personalidade infantil e por isso a atividade artística deve ser estimulada por meio dos sentidos da imaginação e de atividades lúdicas que ampliem as possibilidades cognitivas, afetivas, sociais e criadoras da criança.

Barbosa (1991) comenta: Arte não é apenas básica, mais fundamental na educação de um país que se desenvolve. Arte não é enfeite, arte é cognição, é profissão e é uma forma diferente de interpretar o mundo, a realidade o imaginário e é conteúdo. Como conteúdo, arte representa o melhor trabalho do ser humano. (BARBOSA, 1991, p.4)

                  Em breve faremos novas receitas de MELECA, pois adoramos este dia!!

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

M3: Alguns momentos da adaptação

Brincar é tão importante para a criança quanto trabalhar é para o adulto. É o que a torna ativa, criativa e lhe dá oportunidade de relacionar-se com os outros.

A brincadeira produz entusiasmo. A criança fica alegre, vence obstáculos, desafia seus limites, despende energia, desenvolve o raciocínio lógico, adquirindo mais confiança em si e aprimorando seus conhecimentos.

Alegria e diversão é no M3!
Atividades proporcionadas e organizadas pelas professoras Vitória e Talia
"Brincar é o principal modo de expressão da infância, a ferramenta por excelência para aprender a viver, revolucionar seu desenvolvimento e criar cultura. A criança tem na brincadeira que faz com a outra criança, ou sozinha, oportunidade para usar seus recursos para explorar o mundo, ampliar sua percepção sobre ele e sobre si mesma, organizar seu pensamento e trabalhar seus afetos, sua capacidade de ter iniciativa e ser sensível a cada situação." (Orientações Curriculares. Expectativas de Aprendizagens e Orientações Didáticas  pág.54)

Mensagem de boas vindas