quarta-feira, 30 de abril de 2014

O Atendimento Educacional Especializado-AEE em nossa Escola

O Atendimento Educacional Especializado- AEE na Educação Infantil, procura ir ao encontro dos  professores, buscando  alternativas para realizar o trabalho com os alunos com necessidades educacionais especiais, visando  melhorar o seu desempenho em sala de aula,  identificando as potencialidades de cada um.



















Receber uma criança com necessidades especiais não é uma tarefa simples. Há muitas barreiras a serem vencidas. Por isso,  o professor da escola infantil que recebe um aluno com necessidades especiais, em primeiro lugar, deve abrir seu coração e acreditar que a inclusão é um direito do aluno, e  principalmente acreditar que a escola é o meio mais favorável para a educação de todas as pessoas.
          
É na riqueza do convívio com a diversidade  que há o verdadeiro crescimento.


Este Atendimento é realizado em parcerias Equipe Diretiva-Professor da Turma-Família-Profissional AEE.

quinta-feira, 17 de abril de 2014

Momento Páscoa Professores e Funcionários!

Momentos com as professoras e funcionários: caça ao ninho, almoço, amigo secreto, diversão e alegria contagiando os funcionários para contagiar nossos pequenos.























A páscoa é mais do que uma data é uma época de renovação, reconciliação, reencontro com nosso ser, com nossos semelhantes, é um período de paz e harmonia que deve ser vivido entre família e festejado com muita alegria."

 Mais um ano nossa Páscoa foi de MUITA ALEGRIA!

Apresentações de Páscoa!

Páscoa momentos com nossos pequenos, hora da criatividade com apresentação das turmas:
















Trabalhando Frida Kahalo.

A turma do Maternal 3, está  trabalhando a pintora mexicana Frida Kahalo,  com a finalidade de inserir os alunos no mundo da arte cores e sonhos, da artista, através da observação de suas pinturas, levando os alunos a pensarem novas possibilidades de desenhos e formas, desconstruindo a reprodução de estereótipos, mas primando pela criatividade e traços singulares de cada criança.
Inicialmente foi realizada a Hora do conto, utilizando como recurso o livro “Frida” de Jonah Winter, que é voltada para o público infantil, onde a professora Vitória Wingert se vestiu da personagem para dar mais ludicidade a narrativa.
A obra apresenta temas, algumas vezes difíceis de conversar com os pequenos, como solidão, dor e morte. Porém Frida supera tudo isso através do desenho e da pintura. Para as crianças trata-se de uma sensível porta para o universo artístico, mostrando a importância afetiva que a arte pode ter na vida.



Após a Hora do conto, os alunos puderam observar imagens da casa real de Frida, a “Casa Azul”, localizada no México, que hoje é um museu aberto à visitação, bem como fotos de seus vestidos, perna mecânica, colete de gesso e outros artigos da artista. Surgiu à discussão, se poderíamos ir visitar a casa de Frida, então a professora explicou que o México fica longe do Brasil e de Campo Bom, então veríamos apenas por fotografia.
Cada aluno foi convidado a representar Frida através de desenho, observando seus aspectos peculiares, como a monocelha, tranças, vestidos soltinhos, uma vez que utilizava uma perna mecânica, flores na cabeça, etc.





Modificando as fotografias.

Os alunos do maternal 3 estão trabalhando a diferenças entre passado e presente, através da observação de fotografias antigas. Para que o conteúdo pudesse ser vivenciado pelos alunos, a professora Vitória Wingert levou para sala de aula, algumas roupas que remetessem a diferentes épocas para mostrar aos alunos, que ficaram muito curiosos com as vestimentas.  As crianças foram questionadas: elas veem pessoas nas ruas usando aquelas roupas, ou se elas mesmas as utilizavam? Cada aluno pode então colocar uma das vestimentas e se produzir como desejasse. A professora questionou então, o que elas estavam sentindo e se haviam gostado das roupas.

Auxiliados pela professora os alunos tiveram a oportunidade de fotografar os colegas.
No segundo momento da aula, as fotos tiradas pelos estudantes foram projetadas na sala para que eles pudessem observar, foi conversado que embora eles estivessem com roupas de época, as fotografias não se pareciam com imagens antigas, foi questionado o “por quê?”. Os estudantes chegaram à conclusão que suas fotos estavam coloridas e as fotos antigas são preto e branco, possuem as bordas esbranquiçadas ou amarelas, em função do tempo, etc.
Conversamos se seria possível tornarmos nossa foto com cara de antiga, e os alunos disseram, que só daqui a muito tempo. Foi apresentado então através de projeção um programa de edição de imagens que aplica filtros que tornam as fotos antigas. Os alunos ficaram muito empolgados com a mudança das fotos, cada um, auxiliados pela profe, escolheu um filtro antigo e moldura, e aplicaram em sua fotografia.







sexta-feira, 11 de abril de 2014

Passeio ao CEMIL e Largo Irmãos Vetter!

         Para começar o mês de Abril as turmas do M1, M2 e M3 fizeram um passeio muito divertido ao CEMIL  e também aproveitaram para brincara bastante na praça do Largo Irmãos Vetter. Os pequenos interagiram bastante no CEMIL  e gastaram as energias na praça. Foi uma tarde muito divertida e de grande aprendizagem e descontração para nossos pequenos.
         Brincar é uma importante forma de comunicação da criança, é por meio deste ato que a criança pode reproduzir o seu cotidiano, representando aquilo que vivencia em seu dia a dia, usando o faz de conta para expressar suas emoções.O ato de brincar possibilita ainda o processo de aprendizagem da criança, pois facilita a construção da reflexão, da autonomia e da criatividade, estabelecendo, desta forma, uma relação estreita entre jogo e aprendizagem. Confira agora as fotos destes momentos de alegria e aprendizagem: