segunda-feira, 26 de maio de 2014

Novos tesouros da EMEI Paulistinha!!

“Falamos em adaptação sempre que enfrentamos uma situação nova, ou readaptação, quando entramos novamente em contato com algo já conhecido, mas por algum tempo distante do nosso convívio diário. O processo de adaptação inicia com o nascimento, nos acompanha no decorrer de toda a vida e ressurge a cada nova situação que vivenciamos. Sair de um espaço conhecido e seguro, dar um passo à frente e arriscar-se, tendo como companhia o desconhecido para o qual precisamos olhar, perceber, sentir, avaliar, nos leva às mais diferentes reações: permanecer no espaço seguro e protegido, seguir adiante ou desistir e voltar atrás”  (DIESEL, 2003) 

Os pequenos do M1 e M2 estão no período de adaptação e apesar de toda a insegurança, choro, angústia por parte dos pais, estes primeiros momentos na escola serão lembrados para sempre pelas famílias destes tesouros. Portanto é  preciso fazer com que todos se sintam cuidados, confortáveis e, acima de tudo, seguros. A adaptação é necessária e muitas vezes não é fácil para a criança e nem para a família, más o sorriso destes amores compensa qualquer coisa. Confira algumas fotos dos primeiros dias de adaptação das turmas de M1 e M2 que ingressaram recentemente em nossa escola. 

Tem aqueles curiosos que querem ver tudo, aqueles que dormem no colinho, que não largam o "amigo" bico:
 Tem os que deixam a mamãe ir para casa chorando e depois fazem até pose para foto, né mamãe da Isadora??

Tem também aqueles que chegam quietinhos e só querem um colinho!!

Aqueles que já chegam felizes brincando!
 

Cada um deles tem um jeitinho especial que cativa nossos corações!!
 Sejam bem vindos a nossa EMEI Paulistinha!

terça-feira, 20 de maio de 2014

2º dia da nossa Semana da Alimentação Saudável

Iniciado dia 19 de maio nossa 2ª Semana da Alimentação Saudável da EMEI Paulistinha.
Hoje no dia 20 de maio, recebemos a visita da Dentista Helena Valladares Thiesen e sua colega Keila Jerusa da Silva, responsáveis pelo atendimento Odontológico no UBS Paulistinha.
Na manhã do dia referido, as profissionais realizaram uma Palestra, na forma de contação de história sobre a “Importância da alimentação saudável para a higiene e saúde Bucal” de nossas crianças.
Abaixo segue algumas fotos deste momento maravilhoso e instrutivo, no qual toda a EMEI Paulistinha aprendeu um pouco mais sobre a importância de adquirirmos e mantermos hábitos saudáveis de alimentação e higiene bucal! 

































Momento de pergunta das crianças!



Abertura da 2ª Semana da Alimentação Saudável EMEI Paulistinha

Iniciamos nesta 2ª feira, dia 19 de maio, nossa 2ª Semana da Alimentação Saudável da EMEI Paulistinha. 
Esta "Semana Temática" é o resultado do Projeto Institucional dos Multiplicadores da Vida. Projeto este, de responsabilidade da professora  Vitória Wingert neste ano. 
Conforme organização da semana em pauta, além da abertura oficial realizada pelas professoras, juntamente com suas respectivas turmas, realizou-se também uma Hora do Conto com a professora Viviane Spibida com a tradicional história "A Cesta da Dona Maricota", de autoria de Tatiana Belinky.

Alumas fotos a seguir, para ilustrar mais uma Semana de muita Produção e Apropriação de cultura e conhecimento de nossas crianças amadas!








Produções Artísticas das Famílias

Como uma das inúmeras culminâncias da 2ª Semana da Educação da Educação Fiscal, as famílias das turmas do Maternal 3 da professora Vitória Wingert, e do Jardim A da professora Viviane Spibida ficaram incumbidos de realizarem uma tarefa de enorme importância, relacionado ao Projeto Institucional de Educação Fiscal - Eixo: Patrimônios Culturais, a saber, produzirem, na forma de maquete, os Patrimônios Público Culturais de nossa cidade que eles conhecem.
E para nossa alegria, nossas queridas famílias "não deixaram barato!"
Olhem só algumas das maravilhas produzidas por eles!
Parque Municipal da Integração Arno Kunz


Mirante no Largo Irmãos Vetter

Parque e Mirante Largo Irmãos Vetter

Quadra de Futebol

Praça Largo Irmãos Vetter


























Mirante Largo Irmãos Vetter

Finalizando nossa Semana da Educação Fiscal

Para finalizar nossa 2ª Semana da Educação Fiscal da Emei Paulistinha a turma do Jardim A aproveitou o ensejo da contação de história intitulada “Leãozinho e o menino”, realizada pela professora Jocasta, as crianças realizaram também o seu momento de atividade principal através da brincadeira de jogo de papeis sociais, tendo como contexto o brincar de mercadinho. 
Após, aproveitarem este momento de brincadeira, as crianças realizaram um passeio no bairro com o objetivo de distribuir um jornalzinho para as pessoas da comunidade que iam encontrando durante este passeio. Neste informativo, produzidos pelas crianças, constava um desenho representativo do tema e algumas informações sucintas referentes à importância de se pedir notas fiscais.

Segue abaixo algumas fotos destes momentos do Jardim A.






























sexta-feira, 16 de maio de 2014

2ª SEMANA DA EDUCAÇÃO FISCAL EMEI PAULISTINHA - parte 2

Nossas atividades, não param!!
Na 2ª Semana da Educação Fiscal, as turmas de Maternal 1 a Jardim A, participaram de um momento de produção artística, mediados pela professora Viviane Spibida, na qual a atividade principal foi a “produção de cartazes informativos”.

Abaixo algumas fotos:






Abertura da Semana Fiscal da EMEI Paulistinha!

Sabemos que os primeiros anos de vida são fundamentais para a formação integral de  um indivíduo para uma sociedade em continua mudança. Por isso a educação infantil é um recurso benéfico que propõe a ser um ambiente intermediário entre o lar e a escola em um período de vida que a personalidade começa a se formar e é um poderoso lugar de socialização, levando a criança a desenvolver sua criatividade  e consciência cidadã.

Nesta segunda-feira, dia 12/05/14 começamos a 2ª Semana da Educação Fiscal da Paulistinha que começou com o filme e explanação sobre o tema. A professora responsável pelo projeto institucional de Educação Fiscal é a professora Jocasta Andersa Ermel e as atividades foram divididas e pensadas de acordo com os objetivos do projeto, que é dividido em eixos temáticos relacionado ao tema Educação Fiscal.