sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Caça ao Saci

         A turma do Maternal 3, da prof Vitória Wingert está desenvolvendo alguns trabalhos alusivos a Semana do Folclore. Uma das atividades desenvolvidas foi a hora do conto, Os dez Sacinhos. Após a narrativa os alunos aprenderam como se caça o Saci:


1
O melhor jeito de caçar um Saci é com uma peneira de cruzeta. Trata-se de uma peneira comum, só que com um reforço no centro, em forma de cruz


  1. 2
    Depois da peneira, você deve conseguir uma garrafa, uma rolha e uma gaiola. A garrafa servirá para prender o danado. E a gaiola servirá para prender a garrafa! Simples, não é mesmo?










Maternal 3 no mundo da Lua

A turma do maternal 3 da prof. Vitória Wingert,  está trabalhando o  projeto “Maternal 3 no mundo da Lua.”, onde podem explorar alguns aspectos, tanto relacionados ao nosso sistema solar e a via láctea e demais aspectos relacionados ao Universo. A criança na faixa etária dos quatro anos, já começa a compreender melhor o mundo que a cerca, prestando bastante atenção e buscando se inserir no mundo adulto, uma vez que vai adquirindo mais conhecimento do seu meio social através da participação. Por isso nesta fase é importante que os alunos percebam que existem coisas muito maiores fora de sua comunidade, entendendo que moramos no planeta Terra, mas que também existem outros planetas também importantes e mais fatores essenciais para a vida na Terra, como a luz solar e lunar.

Uma das atividades realizadas foi sobre o dia e noite, onde os alunos puderam vivenciar o nosso planeta girando em torno de si mesmo, a parte terrestre que está virada para o Sol recebendo seus raios, está com o dia, e no outro lado do globo é noite.













Outra atividade desenvolvida, foi sobre números e quantidades, onde os alunos deveriam colocar a quantidade de elementos no número correspondente.

Em outra atividade realizada os alunos tiveram de desenhar a quantidade de elementos solicitados.











“A organização do comportamento, com a criação de um determinado contexto, que prepara o homem para a percepção ou atividade. Se não fosse pela função do contexto, o homem não seria capaz de perceber em ordem alguma os estímulos provindos do meio ambiente, ou de distinguir os mais importantes entre eles; não seria capaz de perceber em ordem alguma estímulos provindos do meio ambiente, ou de distinguir os mais importantes entre eles; não seria capaz de organizar suas reações num sistema correspondente, discernindo as ações mais importantes;”
VYGOTSKY- A história do comportamento, do macaco primitivo a criança. Porto Alegre, 1996

terça-feira, 19 de agosto de 2014

Bolachas para o papai!



Muita diversão e gostosura na turma do maternal 1.
Dando continuidade ao projeto dos sentidos a professora Aldrei realizou o momento da culinária com os alunos, onde fizeram bolachas de Maizena. Aproveitando o dias dos pais que estava próximo, os pequenos entregaram aos pais na festa surpresa, como um mimo para seu dia tão especial.
Receita: 1 xícara de farinha de trigo
              4 xícaras de maisena
              1 xícara de açúcar
              2 xícaras de margarina




































quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Jardim A participando da Semana Ciência e Tecnologia!


http://semanacienciaetecnologiacampobom.wordpress.com/

Semana dos pais!

"Papai! Você é um papai nota 10 pode estra longe ou perto, mas sempre está presente na minha vida, te acho um paizão. Feliz dia dos pais!" 


Nas primeiras semanas de agosto homenageamos os papais pelo amor e dedicação destinados a nós. A turma do Maternal 2 caprichou nos preparativos, produzimos cartazes com belos desenhos, cartões de lembrança, ouvimos histórias, partilhamos fotos, e fizemos também bolo de chocolate. 


Confira alguns registros destes momentos.